terça-feira, 11 de maio de 2010

Copa do Mundo: convocações, espectativas e curiosidades.

Hoje sentimos pela primeira vez no ano aquela tensão típica de momentos decisivos. Dunga finalmente convocou sua seleção. "Sua" porque é dele mesmo. Ninguém mais concorda. Com uma ou duas peças diferentes poderia ter garantido a tranquilidade da preparação, o apoio da população e da imprensa, além de injetar mais qualidade num elenco que prima pelo esforço e pelo rigor tático.

Mas confesso que para criticar o treinador, que até agora tem uma performance irretocável no comando da seleção, é preciso não se importar com todo o trabalho já feito ou estufar o peito e encarar de frente a possibilidade de que mesmo indo bem até então, é possível melhorar. Há algumas posições onde se prefere este ou aquele, mas como eles tem um futebol parecido e jogo semelhante, no final tanto faz. Agora, há ausências clamorosas!!! Sem peças no elenco atual que justifiquem a não convocação destas, seja por característica ou por desempenho.

 Levar o Doni, que mesmo com grande experiência com a amarelinha não tem feito por merecer sequer o banco do seu time na Itália, a Roma, e mesmo após voltar de contusão, não parece ter encontrado o melhor ritmo (claro que é terceiro goleiro, o estepe do estepe, mas no caso de uma gigantesca fatalidade, eu preferia ter o Vitor do Grêmio para contar). O meio-campo, lugar do craque, do cérebro, do motor de um time, vai menos qualificado dependendo totalmente do brilhantismo de um Kaká que talvez não tenha condições físicas adequadas pra desempenhar todo seu futebol. Sem Paulo Henrique Ganso, nem Ronaldinho Gaucho, nem Alex, nem Diego, nem mais ninguém desse oficio criativo, a criação de jogadas dependerá e muito de recuos do Robinho para buscar a bola, de chegadas contundentes de nossos laterais e acima de tudo, de boas partidas de nossos volantes, com boa chegada ao ataque como elemento surpresa (algo que espero principalmente do Ramirez).

A única boa noticia me parece a ausência de Adriano. Mas não vou colocar apenas como mérito do Dunga. O centroavante do Flamengo fez o de tudo para perder sua vaga na copa. Conseguiu. Parabéns.

Acredito que este é um time forte sim, já mostrou isso. É vencedor e tem algo que faz muita diferença num torneio tão rápido: entrosamento. Agora, não há santo que me convença de que uma ou duas peças poriam tudo a perder. Boa parte enfrenta problemas fisicos e técnicos, não chegando talvez em condições de serem jogadores competitivos durante toda a competição. Falta banco e isto é claro!! Se Dunga havia feito um pacto com os jogadores anteriormente, não deveria ter feito. Parece que a certeza da convocação acomodou alguns. 

Espero que esta lista rode. Até porque temos jogadores melhores na reserva da convocação do que no banco de reservas... vamos começar a campanha "MACHUCA BRASIL"!!!  Bora suplentes!!! (Brincadeira viu o.O)

OS 23 CONVOCADOS PARA A COPA-2010

    GOLEIROS                                           
    Júlio César (Inter/ITA)
    Doni (Roma/ITA)
    Gomes (Tottenham/ING)
    LATERAIS
    Maicon (Inter/ITA)
    Daniel Alves (Barcelona/ESP)
    Michel Bastos (Lyon/FRA)
    Gilberto (Cruzeiro)                        
    ZAGUEIROS
    Lúcio (Inter/ITA)
    Juan (Roma/ITA)
    Luisão (Benfica/POR)                                        
    Thiago Silva (Milan/ITA)
    VOLANTES
    Felipe Melo (Juventus/ITA)
    Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
    Josué (Wolfsburg/ALE)
    Kleberson (Flamengo)
    MEIAS
    Kaká (Real/ESP)
    Ramires (Benfica/POR)
    Elano (Galatasaray/TUR)
    Júlio Baptista (Roma/ITA)
    ATACANTES
    Luís Fabiano (Sevilla/ESP)
    Robinho (Santos)
    Nilmar (Villarreal/ESP)
    Grafite (Wolfsburg/ALE)


LISTA DE ESPERA

Alex - zagueiro do Chelsea-ING


Sandro - volante do Internacional


Marcelo - lateral-esquerdo do Real Madrid-ESP


Ronaldinho Gaúcho - meia do Milan-ITA

Paulo Henrique Ganso - meia do Santos
Carlos Eduardo - atacante do Hoffenheim-ALE
Diego Tardelli - atacante do Atlético-MG


Caso algum dos 23 da 'lista principal' tenha de ser cortado até o dia 31 de maio, Dunga terá de chamar algum atleta entre estes 7 suplentes.


Após 1º de junho, se alguém se machucar, o substituto não precisa estar, necessariamente, na lista de suplentes.

fonte: UOL
***

Para não falar que a nossa convocação foi a mais discutida, vou mostrar um verdadeiro absurdo: a convocação da Itália pelo treinador Marcello Lippi. Pode se questionar - e muito - não levar jogadores com Cassano e Luca Toni, agora deixar de fora Del Piero e Totti?????? Del Piero e Totti???????? Se aqui não ficamos satisfeitos com o Dunga, lá estão emputecidos com o Lippi!!! E dá-lhe pressão!!!!! E a imprensa italiana é muito mais corneteira que a nossa...

***

A copa tem uma coisa bacana: os hinos!! Acho legal conhecer as melodias, letras e significados que os cercam. Se identificam um coletivo, um momento histórico, uma cultura própria, é sempre algo legal ^^

E vocês sabem qual o hino mais famoso do mundo? Pesquisa feita não não sei por qual instituto, vi a noticia num blog, mas ela é tão plausível que eu não consegui duvidar mesmo com poucas referências. De acordo com a noticia, a pesquisa durou quase um ano, feita em vários continentes e cada entrevistado - que só não poderia citar o próprio hino nacional - falaria o primeiro que le viesse a cabeça. O segundo lugar ficou com a Marselhesa, o populríssimo hino francês, e o primeiro lugar... bem, eu me surpreendi na hora, é melhor você ouvir aqui 

O resultado me faz pensar o que as pessoas entendem por "hino" e o poder que o marketing tem na sociedade moderna, já que é praticamente o vencedor é praticamente um jingle!!! O hino da Fifa ficou em quinto lugar, fora diversos hinos de clubes tanto de futebol quanto de outros esportes... interessante!!!





Um comentário:

  1. Sobre o "Machuca Brasil" eu sou super a favor. Quebrar a perna de uns três ou quatro, ai eu quero ver
    he
    he
    he

    Eu tentei adivinhar, mas não deu.
    Paguei pau
    aehauiehuaiehiaheuiahueia
    Jaja o Libertadooooooooreeesss do Globo Esporte rouba a cena

    ResponderExcluir

Expressão com bom senso