domingo, 14 de março de 2010

Domingo é dia de corrida!!!

Domingo, 14 de Março.

A gente acorda cedo que é para não perder nada desse dia, já que não tem nenhuma ressaca pra curar de ontem.

De imediato, ligo o televisão para iniciar a jornada da velocidade, dos motores, o início de duas das mais importantes competições automobilísticas do ano.

Irei ver as duas, mas em uma a emoção será maior.

Assisto ao GP do Bahrein. Boa corrida, nada de inesperado (menos para o Vettel coitado...). Mas o que eu estava aguardando ansiosamente, tamborilando na cadeira, era a conclusão da prova para que desse largada para a minha própria corrida.E saio eu, apressado, para o Anhembi.

O "Circo"

Já no metrô é possível entrar no clima. Enquanto dois homens ao meu lado comentam sobre as voltas de ontem (quando o treino classificatório foi cancelado pelas condições da pista, que estava escorregadia em alguns pontos, e propicia para um rally em outros), a telinha de plasma do vagão transmite incessantemente informações sobre a corrida. horários, pontos de acesso, transporte, informações sobre os pilotos, tudo bem completinho. Pílulas de informação que não deixam pensar em outra coisa na trajeto.

Desembarcando na estação Tietê, sai-se em disparada. Felizmente naquele já costumeiro mundo de gente, a sinalização era excelente. Não tinha erro, nem espaço para titubear. Era só seguir o fluxo e os cartazes. É preciso chegar na pista. Portão 20. A pé? Uns 20 minutos... já estava pronto a cumprir essa rota, mas felizmente, muito atenciosos, os funcionários do metrô, CET e Policia Militar me conduzem até os ônibus que saem da estação direto para o ex-sambódromo (que eu prefiro que seja autódromo para sempre). Coisa rápida, 5 minutos. Cheio, não lotado. O melhor de tudo é que foi de graça!!

Logo logo se nota aquela onda de gente. Belas mulheres em roupas curtas e homens de meia idade de short, chinelo, bonezinhos da Ferrari e marcas de protetor solar pelo corpo... sempre acompanhados de seus inseparáveis protetores de ouvido!! Cena clássica, pra quem vai em corridas (imagino, porque está é minha primeira prova oficial...). Incrível o número de velhos gordos com loiras siliconadas. Nada tão incomum, logo vão para o camarote refrigerado. O policiamento está em cima, presente, passa segurança para transitar no entorno na pista, sempre sujeita a ladrões, trombadinhas e qualquer um de olho em ingressos, câmeras e dinheiro vivo. Isto não inibe a presença dos cambistas... muitos cambitas!! Um deles teve a paxorra de pleitear meu ingresso por 30 reais. Ambulantes também aos montes, estes inofensivos. Vendem qualquer coisa que não esteja presa ao chão. Algumas mocinhas de roupas berrantes distribuem panfletos. “Clinica de massagem” para os homens relaxarem após a prova.

Depois da entrada na Avenida Olavo Fontoura, onde era feita uma triagem um tanto truculenta (com ingresso? Siga! Sem ingresso? Fora!), nós podemos caminhar ao lado da pista, observando o tão problemático asfalto e vendo a estrutura dos rails e do Campo de Marte ao lado (pensei na dureza que deve ser para o Hospital da Aeronáutica, logo ali na frente, tendo que conviver com a sonoplastia de um fim de semana de corridas, fora as obras que antecederam o evento...). O caminho é longo, beeem longo. Perto do meio-dia, parece que tem um sol pra cada um. Felizmente sei certinho pra onde devo ir. Pena que os funcionários contratados pela organização pareciam mais perdidos que o público. Não sabiam onde ficava coisa alguma. Muitos andam em círculos. Berrando e apontando. Talvez para que pareçam ocupados. Com coisas importantes. Quase dei meu mapa para eles.

Com algum tempo de sobra, cheguei no Portão 20. Entrada rápida felizmente. E ordenada. É bom não ser tratado como gado pra entrar em uma arquibancada (quem já foi em estádio sabe...aiai...) Pego um copo da água, uma cerveja - até o fim da tarde ainda iriam duas cocas, mais uma água - e subo a arquibancada.

Primeiro olhar sobre a pista: lindo!! O piso é bem claro, dá pra ver com precisão as ranhuras feitas as pressas, do dia para noite, para melhorar a aderência na reta do sambódromo. Lugares quase todos ocupados, são bem próximos e voltados para a pista. Os refletores, altos, com o poste arqueado dão uma belo toque na paisagem. Logo a frente, um pouco a esquerda, um telão transmite imagens dos bastidores e o áudio da Radio Bandeirantes ressoa por todos os auto-falantes. bom para acompanhar os preparativos, e as imagens dos setores que você não visualiza. Ótimas condições para apreciar o espetáculo!

A Prova

Logo antes do horário previsto para a largada, as nuvens fecharam o tempo no Anhembi. Vinha da Zona Norte, direto sobre nossas cabeças. Já via aquele cenário de pista molhada, atraso na largada, safety car dando voltas e voltas pra analisar as condições da pista. Mas felizmente foi água só pra refrescar, uma garoa metida a besta. Cinco minutos depois ouvi com muito gosto, mesmo num inglês mambembe: "Start your engines!!" e lá foram eles para mais uma corrida maluca!! (Brincadeira infame, mas não sem sentido)

Isso porque aconteceu de tudo!! Logo após a largada (um lembrete: largada em movimento... é maravilhosos!!) já na primeira curva, o "S" do samba (trocadilho sem graça dos organizadores) ouve um engavetamento daqueles (pista muito suja foi a culpada, assim como a afobação de alguns pilotos), e o carro do Mario Moraes foi parar em cima do Andretti... literalmente!! O povo vibra - há um prazer sádico nos acidentes alheios - depois fica apreensivo, mas logo os dois saem andando de seus cockpits, apenas xingando um pouco aqui, um pouco ali. Segue a vida!! Até a do Helinho, que aos trancos e barrancos, com o carro avariado nesse furdunço, chegou ao pitlane e resistiu até o final.


Demorou para limpar esta sujeira...

Algumas voltas de bandeira amarela e o pega recomeça. Logo o publico elege Mika Duno, bela piloto venezuelana da Dale Coyne, como a figura do dia. Corre, digo, anda lá atrás, passando depois de todo mundo, sempre levantando a galera que apóia, vibra, na maior das zombarias. Uma bandeira amarela aqui, alguém faz barbeiragem ali, mas no geral, as coisas seguem o fluxo. Bom começo de Dario Franchitti. Bom, mas não ótimo. Não consegue se destacar do pelotão de trás com Tagliani, Kanaan e Hunter-Ray na sua cola. Eles amarram um pouco o ritmo uns dos outros, deixando as voltas mais rápidas para o pelotão intermediário, do quinto ao décimo primeiro colocado. E como há justiça nesse mundo, seria de lá, dos mais rápidos, que surgiriam os destaques da corrida.

Hunter-Ray estava impossível lá na frente. Sempre aparecia na curva da vitória - de onde eu podia ve-lo - apontando o carro para ultrapassar alguém. Agressivo, imprimia um ritmo vencedor. Kanaan bem que tentou. Estava bem, na terceira posição e já pleiteando a segunda. Mas uma bandeira amarela interrompeu seus planos, e depois, uma acidente. Pense no lado bom: nada de nadar no Tietê, sua promessa para o caso de uma vitória. Os Deuses das pistas zelaram pela sua saúde!! Simona de Silvestro, estreante, dava trabalho. E um showzinho ou outro de vez em quando. Bia Figueiredo, com prodigiosa constância, ficou lá atrás e fazendo o dela. Talvez tenha garantido o emprego, já que possui um contrato para ser a atração somente nessa prova. Mas os nomes da corrida só surgiram depois de uma nova chuva: essa sim, uma verdadeira tempestade! Pneu biscoito para todos os carros, voltas com safety car, bandeira amarela e vermelha (que surgiu atrasada, já que a tempestade já havia parado e o sol começava a brilhar...). Vinte minutos de chuva forte. Pancada mesmo!! alguns abandonaram a arquibancada. Talvez acreditando que daquela maneira, não haveria mais provas. Subestimaram a loucura do clima paulistano. Quem mora ou morou aqui sabe. Logo veio o sol (com tudo!! Me queimei bem...parecia um extintor após o término) não demorou muito para a corrida voltar. E voltou veloz!! Carros com pneus de chuva logo foram para a troca, não havia mais poça, umidade, trilho (mas deu pra ver antes... dá um belo efeito!!) e eu estava tão seco como quando cheguei. Nesse momento, o pelotão do meio veio buscar a vitória.

Hunter- Ray salvava os antigos lideres. Ryan Briscoe vinha com tudo (com tudo demais: veio, passou, e ficou no muro...). Helinho e Kanaan se recuperavam bem. Realizaram muitas ultrapassagens. Levantavam a galera! Raphael Matos e Vitor Meira, que não são figurões, fizeram a corrida na surdina, quietos, mantiveram posições e depois de tanta confusão estavam brigando pela terceira posição! Melhor para Vitor, que soube ser arrojado quando preciso e venceu a disputa. Mas as voltas finais estavam se aproximando, quer dizer o final do tempo de prova (limite de duas horas de carro na pista). Mesmo fazendo uma bela prova, Hunter-Ray não salvou a honra dos dianteiros da primeira metade da corrida. Will Power (nome sugestivo para um piloto) da Penske, único da equipe que não se envolveu em um acidente, fez que fez pressão no final. Quem insiste é recompensado. Ultrapassou. Fácil. No fim da reta do Tietê, entrando no sambódromo. Final apoteótico. Hunter-Ray já havia lutado muito. Não iria pra mais uma batalha. Carro desgastado. Desistiu. Will Power ficou com a primeira vitória da São Paulo Indy 300. Virou história. Com sete brasileiros na pista, venceu um americano. Mereceu.

Pra sair de lá que foi meio difícil (sabe como é, o pessoal chega aos poucos... mas saem todos ao mesmo tempo)!! Mas consegui chegar no metrô inteiro, sem tentativas de assalto. Ainda vi um figura que vendia cds com "os melhores roncos de motor"!! tinha McLaren, Ferrari... criatividade tupiniquim 100% ativa!! Cansado, meia e cueca molhada, queimado, com uma puta fome, mas, principalmente; extasiado!!! Foi um belo domingo!! Memorável!! Maravilhoso!!A prova e sobretudo o "Circo" formam um conjunto que envolve pessoas, bandeiras, expectativas, paixões. É um fenômeno difícil de explicar, as vezes dá até pra perguntar o motivo da pagar tão caro em um desses ingressos... mas é só subir o giro dos motores, e seguir o som dos freios funcionando, das marcham se alternando, que esta duvida se dissipa!! É paixão!! Racionalidade não a atinge!!

No retorno para casa, me pego pensando: "espero que Interlagos chegue logo!!

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