sábado, 27 de março de 2010

Sábado futebolístico

Neste sábado, dia 27 de Março, consegui ir pela primeira vez no ciclo de palestras "A História do Brasil nas Copas". Já não era sem tempo!! Estava planejando nos últimos dois sábados em que ocorreu, mas por motivos de força maior (leia-se: sono, já q teria que levantar as oito da manhã no sábado... e sexta a noite costuma ter baladinha ou algo assim).

Foi muito divertido!! Os palestrantes eram Geraldo Affonso Muzzi e Ivan Soter, dois senhores pra lá se simpáticos e muito solícitos com o público. Eles falaram das copas dos seguintes tentos:

Copa de 1966: Na Inglaterra, vencida pelos donos da casa com o gol fantasma de Hurst na final contra a Alemanha, após o empate de dois a dois no tempo normal, marcando o primeiro gol da prorrogação.

Foi a "Copa das caneladas"!! Os times batiam, apanham, quase se matavam e como não haviam substituições, ficavam os corpos lá pelo gramado mesmo, manquitolando. Não é à toa que no México depois vieram as substituições e o cartão amarelo, pra controlar um pouco o ímpeto da boleirada. Ficou marcado para nós o massacre que Pelé sofreu contra a Bulgária e principalmente contra Portugal, que mais pareceu um jogo de rugbi quando a pelota se aproximava da área lusitana.

Copa de 1970: Zagallo Vira técnico no lugar de Saldanha e arma um Brasil mais moderno e plástico, fora do 4-2-4 superado já em 66. Põe Rivelino no time, Tostão é a inteligência dentro de campo, consegue transformar um grupo de grandes jogadores num time coeso, que pode desfilar toda sua técnica em uma copa bem menos violenta que a ultima. Jogos difíceis contra Tchecoslováquia, Inglaterra, Romênia e Peru, e na reta final atuações superiores as de Uruguai e Itália (já combalida por uma prorrogação interminável nas semifinais contra a Alemanha de Beckenbauer).

Devia ser um alívio ver a volta do "futebol arte" em oposição ao "futebol arte marcial"...

No fim, ainda ganhei um livro no sorteio (nunca ganho nada, foi espantoso o.O) e foi autografado pelo autor Geraldo Muzzi (aliás, obrigado!). O livro se chama "O Brasil em todas as 19 Copas do Mundo (1930-2010)". É bem didático e interessante. Vale a pena se for um curioso irrefreável como eu.

Pretendo ir nos próximos encontros, mesmo acordando cedo no sábado. Assisto a palestra, passeio no Museu propriamente dito (bem que dá pra perder umas boas horinhas lá), tiro umas fotos do melhor que o Pacaembu tem a oferecer, e depois vem aquela feijoada com um choppinho no Bar Brahma que fica no estádio!! Bom pra ir com o Caio, Juca e Daniel que também curtem futebol como eu (é, isto é um convite/intimação).

Próximo encontro dia 10/04.

Hehehe.. . Nada melhor que um bom sábado pra ter um belo fim de semana.

VIDEOS RELACIONADOS AO POST:

Gols da final de 66, com gol fantasma de Hurst

Jogo Brasil Vs. Portugal (caneladas no Pelé)

Final de 70

3 comentários:

  1. Só teve cartão amarelo e substituição em 66?
    Caralho!!!

    E eu prometo que vou, sim, pra lá

    ResponderExcluir
  2. Estaqueestáaquiatrás28 de março de 2010 às 20:52

    bom senso é tomar no cu depois de beber.

    ResponderExcluir

Expressão com bom senso