terça-feira, 21 de setembro de 2010

Quando ficar velinho, deseja receber cuidados?

Em pesquisa divulgada pela BBC, realizada da multinacional de seguro de saúde Bupa, conduzida pela universidade London School of Economics:

"três em cada quatro brasileiros entrevistados (76%) disseram acreditar que sua família vai sustentá-los na velhice. Em países como França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha, menos de 70% das pessoas acreditam que serão sustentadas pelos parentes ao chegarem a velhice.Os brasileiros também estão entre os que mais acreditam que a responsabilidade de ser sustentado na velhice é dos seus familiares – dois em cada três entrevistados (66%) manifestaram esta visão na pesquisa da Bupa. Na Grã-Bretanha, menos de 30% atribuem à família a responsabilidade de sustentá-los na velhice."

Fonte: BBC Brasil

Vejo muitos casos onde tios, avós, geralmente velhinhos com alguma doença crônica ou que simplesmente não possuem recursos para se manter (muitos nunca tiveram trabalhos formais e mal contribuiram com a previdência para ganhar a merreca que chamam de aposentadoria...) tem que ser assistidos pelas familias. Muitas vezes se torna um jogo de "batata-quente" quando os mais jovens não entram em um acordo sobre quem terá mais responsabilidades, principalmente no caso do idoso ter que residir na casa dos familiares, modificando todo o ambiente.

Acredito que ninguém queria realmente necessitar do auxilio dos outros para sobreviver, mas me espanta o desencatando, a perspectiva de que muitos dificilmente fugirão desta condição. A principal justificativa é o total despreparo para o futuro, a ausência de planejamento financeiro para esta fase da vida. Mas simplismente lançar mão dos familiares como futuras muletas não é brincar com a sorte? Não é uma posição leviana?

A pesquisa não foi feita com idosos, mas sim com jovens e adultos... esperar receber cuidados não me parece um bom sinal. É diferente de acreditar que sua familia lhe auxiliaria numa situação de hiposuficiência; é tomar a assistência de seus familiares como parte de seu planejamento de vida.

O que pensam sobre o assunto? Auxiliariam um parente idoso que se encontra-se em dificuldades em qualquer ocasião? Esperam receber este tipo de ajuda quando chegarem nesta fase?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expressão com bom senso