sábado, 19 de junho de 2010

Jabulani: a crazy bitch ball

Nessa fim de semana, em meio a um monte de coisas que tinha pra fazer (até demais ¬¬) fui dar uma relaxada e bater uma bolinha, coisa que num rolava a meses  (viva).

Um dos peladeiros de plantão, metido a riquinho, trouxe ela, que tem sido assunto na mídia a algumas semanas (que mídia sem assunto ¬¬) em virtude da Copa: a Jabulani!!!

A bola produzida pela alemã Adidas, equipamento oficial da Copa do Mundo da África do Sul 2010, a pelota é totalmente impermeável, possui gomos conectados termicamente, não costurados. Deforma menos ao longo do tempo também.

Tem sido duramente criticada por muitos jogadores que participam do mundial, que acusam-na de ser uma bola "incontrolável", "paranormal", e mais alguns epítetos para dizer que ela faz o que quer no ar.




Segundo um cientista, "A grande diferença da Jabulani para sua antecessora são as texturas, que devem criar turbulência o suficiente em volta da bola para que ela sustente seu vôo por mais tempo. Mas, para entender isso, é preciso dar uma olhada na aerodinâmica de um lance."
FONTE: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/fisico-explica-velocidade-da-jabulani-11062010-24.shl

Bom, nessa pelada que fui jogar, pude experimentar a pelota e, curioso depois de tantas criticas, fiquei bem atento ao comportamento da mesma. Não sou nenhum primor técnico no futiba (mas também não sou patrocinado por empresas de material esportivo), mas, na minha humilde opinião, essa bola É DESUMANAAAAA!!!

Gente, juro q fiquei surpreso!! E sobre o comportamento arredio dela, é pior do que eu pensava!! Fui na linha e no gol e nas duas posições ela causava problemas!! Ela chega a variar de direção 2, 3 vezes em um lançamento!! Passa muito tempo no ar e sobe demais, mas quando cai, cai de uma vez! Quando você se prepara para matar no peito ela vai na direção da sua barriga. Fora o espantoso fato de, num mesmo chute, ela ir "travada" ou com "spin", ou seja, ela vai, gira, para de gira, gira pro outro lado, tudo num mesmo percurso .

Eu achava q os jogadores estavam exagerando sobre ela, mas ela é beeeem esquisita mesmo!! Bom pra quem bate com a parte de dentro do pé, tirando do goleiro, porque ai ela faz a curva certinho!!! Mas de qualquer outro jeito ela é imprevisível!!

Confesso que ia ficar com dó dos caras na copa se eles não fossem tão bem pagos pra se adaptar a essas coisas hehehe.

Aqui um video de uns alemães testando a bola. Bem ilustrativo... dá pra ver q ela não segue reto DE JEITO NENHUM!!! E é bem isso mesmo.

Um comentário:

  1. Eu também quero testar ela agora.
    Espero que a bola da copa no Brasil seja de capotão...já penso?

    Mas é foda, esse povo ta gastando uma grana violenta em tecnologia pra conseguir fazer uma bola igual...igual....À DOCE DE LEITE!!!
    É só ir no mercado e comprar umas centenas de bola doce de leite e levar pra copa, caralho.

    E sobre o post anterior a esse, eu to adorando a virtual eliminação da Itália. Melhor defesa é o caralho...toma essa gelada, Canavarro!

    ResponderExcluir

Expressão com bom senso